O PRIMEIRO DEBATE OCORRIDO NO AUDITÓRIO DO CSAU (UFAL/CEDU) ENTRE A CHAPA INOVAÇÃO (Auxiliadora e Nanci) e a chapa que está concorrendo ao pleito foi mais uma INOVAÇÃO no CEDU. INOVAÇÃO pois, depois de muitos anos sem um debate de idéias, o CEDU vem sendo convocado para a prática do diálogo interno, por assim entender que sem o DIÁLOGO de IDÉIAS NÃO HÁ DEMOCRACIA.
NO DEBATE AS PROFESSORAS AUXILIADORA E NANCI ENFATIZARAM A SUA INSERÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA NO CEDU ATRAVÉS DE PROJETOS DE EXTENSÃO, PRODUÇÃO DE PESQUISAS QUE VÊM SENDO REALIZADAS AO LONGO DA HISTÓRIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO E QUE REFLETEM A REALIDADE DA EDUCAÇÃO EM ALAGOAS. AO ENFATIZAREM SEUS CURRÍCULOS, DEMONSTRARAM O RESULTADO DO TRABALHO EM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO PARA A EDUCAÇÃO DE ALAGOAS. TAL ATUAÇÃO SÓ RATIFICA O COMPROMISSO SOCIAL QUE AS CANDIDATAS TÊM COM O TRIPE QUE FAZ DA UFAL UMA UNIVERSIDADE, ENSINO, FORMANDO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PESQUISA, PENSANDO SOBRE A REALIDADE ALAGOAS E APRESENTADO POSSIBILIDADES DE SOLUÇÕES E EXTENSÃO, TRABALHANDO COM A COMUNIDADE ALAGOANA COM PROJETOS QUE PODEM TRAZER MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA A NOSSA SOCIEDADE
AS CANDIDATAS, APESAR DE RECONHECEREM A IMPORTÂNCIA DO CEDU NA UFAL E NA SOCIEDADE ALAGOANA E DE SUA HISTÓRIA, NÃO SE PRENDERAM AO PASSADO DO CEDU, MAS CONSEGUIRAM FAZER DESSE PASSADO UM MOMENTO DE REFLEXÃO SOBRE O QUE O CEDU É HOJE E COMO QUEREM CONSTRUIR E INOVAR, FAZENDO UM CEDU DIFERENTE; ELAS DESTACARAM A PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO À DIREÇÃO DA OUTRA CHAPA NA ATUAL GESTÃO DO CEDU, DESTACANDO AS CARACTERÍSTICAS DA DESCONSTRUÇÃO DEMOCRÁTICA QUE VEM SENDO REALIZADA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO; CARACTERÍSTICAS DE DEMOCRACIA QUE A PROFESSORA AUXILIADORA AJUDOU A CONSTRUIR NA HISTÓRIA DO CEDU, MAS QUE FOI DESVALORIZADA E PERDIDA NO ÚLTIMOS ANOS DA GESTÃO QUE O CANDIDATO DA OUTRA CHAPA PARTICIPOU ATÉ AGOSTO DE 2009.
JÁ A OUTRA CHAPA FICOU PRESA AO TEMPO VERBAL DO PASSADO, RELEMBRANDO O QUE O CEDU FOI, O QUE O CEDU FEZ E NÃO REFLETINDO SOBRE O QUE O CEDU ESTÁ SENDO HOJE.
COM O TEMA "POR UMA PLENÁRIA DELIBERATIVA", AS CANDIDATAS AUXILIADORA E NANCI ENFATIZARAM QUE SEM DISCUSSÃO DEMOCRÁTICA NÃO HÁ COMO DECIDIR SOBRE A VIDA DOS QUE FAZEM O CEDU (PROFESSORES, TÉCNICOS, ESTUDANTES), NEM APRESENTAR PROPOSTAS, PROJETOS, BEM COMO PARTICIPAR DOS RUMOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE ALAGOAS. UMA DAS FALAS DA PROFESSSORA NANCI FOI QUE “ CHEGA DE UM GRUPO ESTAR DECIDINDO SOBRE A VIDA COLETIVA, QUEREMOS QUE TODOS DECIDAM SOBRE TODOS E TUDO”
A PLATÉIA ERA VISIVELMENTE "INOVAÇÃO" E POR VÁRIAS VEZES MANIFESTOU-SE, DANDO DESDE JÁ O SEU APOIO À CHAPA DAS PROFESSORAS AUXILIADORA E NANCI, RATIFICANDO A IDÉIA DE QUE É PRECISO HAVER RENOVAÇÃO DA GESTÃO E DE UM GRUPO QUE JÁ VEM HÁ MAIS DE 16 ANOS NO PODER NO CEDU
UM DOS MOMENTOS IMPORTANTES DO DEBATE FOI QUANDO A PLATÉIA PODE FAZER PERGUNTAS ÀS DUAS CHAPAS:
A CHAPA CONCORRENTE NÃO RESPONDEU OBJETIVAMENTE VÁRIAS PERGUNTAS REALIZADAS, DEIXANDO A PLATÉIA INQUIETA E EXIGINDO RESPOSTAS. JÁ A CHAPA INOVAÇÃO RESPONDEU A TODAS, DE MODO OBJETIVO E PRECISO, SEM ARRODEIOS.
UMA DAS RESPOSTAS DA INOVAÇÃO FOI À PERGUNTA SOBRE "COMO SERÁ O PROCEDIMENTO DA GESTÃO QUANTO AO PLANEJAMENTO DOS RECURSOS, POIS NA ATUAL GESTÃO NUNCA HOUVE DISCUSSÃO SOBRE ESSE ASSUNTO. " OBJETIVAMENTE, A PROFESSORA AUXILIADORA DEIXOU CLARO QUE O PLANEJAMENTO NO CEDU, DURANTE SUA GESTÃO, SERÁ PARTICIPATIVO E DEFINIDO EM PLENÁRIAS DELIBERATIVAS ENVOLVENDO TODA A COMUNIDADE DO CEDU, DANDO TRANSPARÊNCIA ÀS DECISÕES DO CENTRO E AOS RECURSOS QUE CHEGAREM NA UNIDADE.
OUTRA PROPOSTA DA CHAPA INOVAÇÃO É QUE UM DOS PRIMEIROS ATOS DA GESTÃO SERÁ A CONSTRUÇÃO DO REGIMENTO DO CEDU, POIS NA ATUAL GESTÃO O MESMO NÃO FOI CONSTRUÍDO. A AUSÊNCIA DE UM REGIMENTO TEM FEITO COM QUE O CEDU SEJA REGIDO POR UM CERTO CASUÍSMO.
A RESPEITO DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES, ESPECIFICAMENTE A DISCUSSÃO DA DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, A CHAPA INOVAÇÃO DEIXOU CLARO SEU POSICIONAMENTO DE QUE PROFESSOR SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA CONTRIBUI PARA O SUCATEAMENTO DA UNIVERSADADE PÚBLICA E QUE PARA ISSO É PRECISSO LUTAR ENQUANTO COLETIVO.
A OUTRA CHAPA APRESENTOU LIMITAÇÕES QUANTO A ESSE ASSUNTO. AFIRMOU O CARÁTER NEOLIBERAL DO BANCO DE PROFESSOR EQUIVALENTE, ALGO JÁ SABIDO E DENUNCIADO PELOS QUE VÊM LEVANDO ADIANTE A LUTA PELA DE DEDICAÇÃO EXCLUSIVA, PORÉM NÃO APRESENTOU UM POSICIONAMENTO POLÍTICO CLARO, LIMITANDO-SE A TRATAR ESSE ASSUNTO EM SEU ASPECTO APENAS TÉCNICO.
EM SÍNTESE, AO CONTRÁRIO DA OUTRA CHAPA, AS PROFESSORAS AUXILIADORA E NANCI DEIXARAM EXPLÍCITO QUE HISTÓRIA É MOVIMENTO E NÃO APENAS PASSADO. É IMPORTANTE RESGATAR O QUE FOI PERDIDO NO CEDU E SOBRETUDO INOVAR NO QUE JÁ NÃO CORRESPONDE AO CONTEXTO ATUAL. ASSIM TEREMOS A POSSIBILIDADE DE DIAS MAIS DEMOCRÁTICOS, MAIS AUTÔNOMOS E MAIS HUMANOS NO CEDU E NA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS!
Tiago Cruz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário